terça-feira, 3 de agosto de 2010

Benefícios dos exercícios físicos frente ao Alzheimer

Pesquisas realizadas revelam que os benefícios da prática de exercícios físicos se estendem além dos cardiovasculares. Estudos, como os realizados na suécia e publicado pela revista científica "Lancet" em 2005. Segundo as análises feitas, foi possível concluir que as pessoas com uma tendência genética a ter a doença podem reduzir o risco em até 60% se praticarem exercícios.

Resultados

As pesquisas foram feitas com um grupo de 1.500 homens e mulheres, dentre estes, cerca de 200 desenvolveram Alzheimer ou outras neuropatias entre 65 e 79 anos.

Os cientistas analisaram as atividades físicas dos participantes da pesquisa até 21 anos antes, quando eles ainda tinham cerca de 50 anos.

Pode-se observar que aqueles que praticarem exercícios durante a sua fase adulta apresentaram menor índice de desenvolvimento da DA, em relação ao grupo que não praticava exercícios, sendo que estes desenvolveram mais frequentemente os sintomas da doença.

A quantidade de exercício que aparentemente beneficiou os que não desenvolveram o mal foi de cerca de 20 a 30 minutos pelo menos duas vezes por semana, com intensidade suficiente para deixar a pessoa sem fôlego e suando. O tipo de exercício mais recomendado é a caminhada.

Melhoras no Cérebro

Os cientistas afirmaram que uma das razões para que o exercício físico provoque benefícios na prevenção do mal de Alzheimer, é que por causa deles é possível manter pequenos vasos sangüíneos do cérebro saudáveis, além de proteger contra pressão alta e diabetes.

A atividade física também pode reduzir a concentração da proteína amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas com Alzheimer.

Diante disso fica claro que a prática de exercícios físicos é algo de extrema importância para se ter uma saúde em dia. Pratiquem exercícios!!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário