quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Celulares podem proteger contra o Alzheimer



Uma pesquisa publicada na revista norte-americana, Journal of Alzheimer's Disease, usa ratos de laboratório para experimento com ondas eletromagnéticas, semelhantes àquelas dos celulares, que poderiam prevenir os efeitos degenerativos da Doença de Alzheimer. Esses estudos abrem uma porta para a criação de tratamentos não-invasivos e sem o uso de medicamentos, diminuindo danos aos tecidos e reações adversas.

O autor principal do estudo, Gary Arendash, acreditava, em princípio, que as ondas eletromagnéticas seriam possíveis causadoras da doença neuro-degenerativa, até usar o tratamento com celulares em ratos dementes, os quais obtiveram resultados excelentes em testes de raciocínio e memória, tão bons quanto os ratos normais. Esses ratos foram expostos à radiação, igual à emitida por celulares, 2 horas diárias por um período de 7 a 9 meses. "Muito pelo contrário, esses ratos eram protegidos se a exposição aos celulares começasse no início da fase adulta. Ou se a exposição começasse depois de terem desenvolvido problemas de memória, ela revertia essa deficiência", afirmou Arendash em entrevista telefônica.

Além disso, verificou-se melhora e reversão no quadro da doença. Isso se deve ao fato de as radiações eletromagnéticas eliminarem o acúmulo de proteínas beta-amilóide em placas no cérebro. "Ela (a onda magnética) previne contra a agregação da proteína maligna no cérebro", disse Arendash. "As descobertas são intrigantes para nós porque abrem portas para um novo campo na neurociência, acreditamos nós, que é o de efeitos a longo prazo dos campos eletromagnéticos na memória".



Atualmente, o pesquisador Gary Arendash estuda a possibilidade de realizar testes em humanos, a fim de criar mecanismos de ação mais rápidos que proporcionem uma efetiva melhora, e até regressão, dessa demência que afeta, em média 35 milhões de pessoas no mundo. Muitos de seus tratamentos foram extremamente eficazes em ratos, porém pouco expressivos em seres humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário